terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

100 anos do Edifício do Gabinete Português de Leitura


13 comentários:

  1. Amigo José Carlos sabemos que um simples aniversário de uma Casa como esta já é bastante para que o homenageamos, um centenário é motivo de elevado orgulho para os portugueses (e também para nós). Parabéns pela postagem com esse magnífico vídeo, tua homenagem aos "100 anos do Edifício do Gabinete Português de Leitura".
    Um grande abraço.
    Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Pedro,

      A instituição Gabinete Português de Leitura está fazendo 155 anos. O prédio é que faz 100 anos, mantendo a mesma estrutura.
      Essa Casa também é nossa. Fui frequentador da Biblioteca quando estudante, fiz muitos "empréstimos", levando os exemplares para casa e os devolvendo oito dias depois, "empréstimos" que muito contribuíram para a minha formação. E há quase trinta anos sou dos muitos colaboradores da Casa. Nela ministrei cursos, organizei seminários e outros.
      A Qvinto Império, a publicação oficial do GPL, revista de língua e literatura, é por mim editada desde o número 5, mas sou um dos seus fundadores.
      Agradeço seu olhar e comentário. Ajude a divulgar a Instituição.
      Forte abraço,

      Excluir
  2. Adorei esse vídeo, José Carlos, bela homenagem, com a música portuguesa, com samba, com gente alegre e linda. Essas homenagens serão sempre um marco para a cultura.
    Beijo, amigo, uma linda semana pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taís,

      É que sou parte da casa, ainda que não seja um português nato (rss)! E mantenho uma estreita relação com a comunidade portuguesa que a frequenta.
      Beijo, minha querida amiga, uma boa semana para você também!

      Excluir
    2. Ops!! que interessante, José Carlos, quando eu estava vendo o vídeo olhei bem as pessoas para ver se você não estava por ali (rss), e logo no início tem um senhor na mesa com o nome José Carlos! No entanto não deu para chegar a nenhuma eonclusão, foto é foto.
      Não somos portugueses nato, mas temos um bom pé em Portugal... O início de tudo.
      Beijo, amigo!

      Excluir
  3. Encantada com esta partilha!!!

    Que bom ver algo tão belo e positivo neste
    nosso Pais, que como diz o grande Artista
    Caetano Veloso: "Aqui tudo parece que era
    construção e já é ruína" e que bela construção
    esta, de cultura, de artes e de patrimônio histórico.

    Muito grata por este momento, meu caro amigo!!

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Su, amiga,
      Vindo a Salvador, visite as instalações do GPL. Há uma exposição permanente de miniaturas de navios dos séculos passados. E uma hospitalidade que não supera a dos amigos do frevo e do maracatu (rss)
      Beijos,

      Excluir
  4. JCarlos

    Maravilhada com esta partilha em forma de homenagem.
    Gostei de ver e ouvir o video.
    Beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A casa é nossa. É "uma casa portuguesa, com certeza", mesclada com brasileiros. Trabalhando pela difusão da cultura luso-brasileira!
      Abraços,

      Excluir
  5. caro José Carlos,

    sei que compreendes quão reconfortante é para um "portuga" empedernido saber que o Gabinete Português de Leitura em Salvador, com 150 anos de actividade fecunda permanece como uma das "pedras vivas" (no sentido que António Sérgio lhe atribui) que, pelo Mundo fora, cuidam e enriquecem o nosso património histórico comum, em que a Língua Portuguesa é a matriz e a síntese.

    como é bom saber que "Quinto Império" é nome de revista cultural, em Salvador e por tuas mãos , querida amigo, quando aqui, em Portugal, o Padre António Vieira, mestre da Língua Portuguesa não entra (tanto quanto sei) dos currículos escolares!

    como foi ouvir a poesia de Miguel Torga, seca e sonhadora, nessa mescla "cravo e canela" dos sons e sabores do tua amada cidade!

    como é bom também, entre outros assinaláveis registos, "revisitar" Salvador da Baía na traça dos edifícios da cidade do Porto e suas igrejas!

    fico-te imensamente grato.

    forte e emocionado abraço, meu Amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Manuel,

      Por coincidência, o Gabinete Português de Leitura hoje completa 155 anos.
      O prédio é que fez 100 anos no dia 3 de Fevereiro.
      Da minha parte, os laços com a cultura portuguesa é antiga.
      Trabalhei com a Literatura Portuguesa durante muitos anos na Universidade Federal da Bahia. E dedicados professores, que sempre fomos à cultura portuguesa, integrados ao GPL, criamos a revista Qvinto Império.
      O batismo da revista se deve ao professor Cid Seixas, um dos componentes do grupo, que se mantém ligado às atividades do GPL ainda hoje. Éramos sete, naquela oportunidade.
      Somos uma cópia incompleta da cidade do Porto, mas nos orgulhamos dessa irmandade.
      Gratos ficamos nós por reconhecer o quanto trabalhamos para a manutenção dos estreitos laços que unem o Brasil a Portugal, e Portugal ao Brasil.
      Forte abraço,

      Excluir
  6. Boa maneira de dinamizar a cultura luso-brasileira! O vídeo está excelente. Que vibração! Desde os temas musicais, aos poemas, à históra ... Devo dizer que me sinto, culturalmente - enriquecida. São laços que vamos fortalecendo com variadas iniciativas, não esquecendo as partilhas nos blogues. Realmente:países irmãos.

    Grata, José Carlos.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Magnifica partilha, José Carlos! Adorei o vídeo... que tão bem nos mostra a riqueza e vitalidade da cultura luso-brasileira...
    Laços culturais, que sempre perdurarão entre ambos os países...
    Adorei ver! Beijinho
    Ana
    Ana

    ResponderExcluir